Voando de Iberia

Padrão

wikipedia

Saímos de Fortaleza por volta de 20h, chegamos em Lisboa perto de 7h, horário local, mal tendo dormido no voo da TAP. Pegamos uma conexão para Madri, pela Iberia, onde deveríamos pegar outro voo direto, nunca conexão não imediata, para Istambul, mas a Iberia fez o favor de cancelar esse voo e nos colocar em outro no mesmo dia às 6 da manhã.

Isso mesmo, ainda estaríamos pousando em Lisboa. Fomos avisados uma semana antes e nos deram uma opção para prosseguirmos dois dias depois a partir de Madri, totalmente inaceitável em termos logísticos. Foi aí que lembrei da recente aquisição  da Iberia pela British, que faz parte da Star Alliance.

Acabamos conseguindo, a partir de Madri, que nos enviassem a Londres para de lá, pegar um voo da Turkish que faz codeshare com a British entre Londres e Istambul. Gente, a partir daqui foi só emoção! Tínhamos uma hora e meia para decolar de Madri, pousar em Londres, desembarcar, fazer outro check-in e embarcar no voo da Turkish.

Pois bem, dessa hora e meia, a Iberia fez o favor de atrasar 45 minutos! Isso mesmo, metade do tempo que teríamos para efetuar toda aquela operação foi consumido num atraso. Nessa hora, eu tive certeza de que dormiríamos em Londres e só no dia seguinte partiríamos para Istambul. O que não deixou de ser uma ironia, já que quando nos encantamos com a Turquia durante o planejamento, o outro destino cortado foi justamente… Londres.

Mas tinha um fator com o qual eu não contava: a eficiência londrina. Sério. Em reles 45 minutos o avião pousou, desembarcamos, fomos deslocados para uma espécie de balcão de check-in externo, cujo acesso não pressupõe passar pela imigração britânica, o que já foi um ganho gigantesco. Não precisamos pegar nossas malas, apenas novos cartões de embarque. No horário de partida, estávamos dentro do voo da Turkish, esperando a decolagem.

Pasmem, chegamos em Istambul mais cansados, pela correria e pelas fortes emoções, mas um pouco mais cedo se tívessesmos feito todo o trajeto de Iberia. Acabei aprendendo a lição de que não importa qual a economia (no nosso caso, foi de 700 reais em cada uma das duas passagens), sempre se deve comprar o bilhete até o destino final pela mesma companhia, ainda que voando por empresas diferentes. Nesse caso, a empresa teria como saber que havia passageiros vindo de destinos internacionais e dependentes dessa conexão. A opção 700 reais mais cara era Fortaleza – Istambul de TAP, com a diferença que em Lisboa, pegaríamos a Turkish, em codeshare com a TAP.

Quando estava tentando resolver, dividi minha apreensão com alguns trips do VnV e não vou esquecer do que a @sylviatravel disse: “a Iberia sempre faz isso!” Não tenho críticas juridicamente mais consistentes para fazer em relação à Iberia, afinal ela nos colocou num voo alternativo até chegando mais cedo em Istambul, o que seria bem conveniente para pessoas de férias que já estivessem em Lisboa. Ela não tinha como adivinhar que viríamos de um voo internacional do outro lado do oceano.  O importante é que deu tudo certo. Mas a lição ficou.

Anúncios

Sobre Liliane Gondim

Curiosa até não poder mais, amo viajar, com especial predileção pelos destinos onde se exige passaporte, mas se dispensa o visto. Amo ler, qualquer coisa, basta ser bem escrita e envolvente. Não tenho o espírito elevado a ponto de comer de tudo, mas creio que um povo pode ser compreendido a partir de sua comida. Por fim, constato todos os dias que Deus não dá asa à cobra.

Uma resposta »

  1. Olá! Tudo bem?

    Adorei o blog!

    Gostaria de entrar em contato para fazer uma proposta interessante para o blog.

    Aguardo seu retorno.

    Grata,
    Anabela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s